Onibus JM

Werton Conceição Santos*

De grão em grão a galinha enche o papo. De real em real o dinheiro público é torrado.
Se não bastasse os milhões que o executivo municipal de João Monlevade quer injetar nos cofres de empresa privada, o legislativo de João Monlevade segue a onda. Querem torrar 40 mil reais para fazer auditoria a qual a cidade sabe o resultado.
Inúmeras auditorias em planilhas de transporte público já foram realizadas, e em jamais, sem exceção não apresentaram anomalias impactantes nos custos do serviço prestado pela Enscon. Isto é de conhecimento público, quem realmente acompanha e conhece o sistema de transporte coletivo de João Monlevade sabe que as planilhas são adequadas. Afinal o problema não está nas planilhas e sim no sistema de transporte coletivo, que não é administrado. Ações dos setores públicos responsáveis se resume em acompanhar resultados, e quem também deveria fiscalizar, o legislativo, não o faz.
Mas agora em nome de mostrar serviço está programada mais uma sessão desperdício legislativa. Se torrar com diárias não é suficiente, será com consultoria. Dinheiro público virou farinha e farinha pouca é bobagem.
E para avacalhar mais um pouquinho será promovida uma sessão enganação. Audiência pública a caminho, desta forma o cidadão depois não poderá reclamar que não pode participar. A audiência pública se faz necessário, mas diante de um serviço que é problemático e impacta em 100% da população, em totalidade da extensão do município, o tratamento deveria ser outro. A população merecia uma campanha pró participação, com incentivos aos cidadão participarem com ricas sugestões.
A população aguarda que alguns vereadores coloquem cabeça pra pensar pelo menos um pouquinho, ir até o prefeito e solicitarem um projeto de redução de custos no serviço. Este sim deve ser o primeiro passo em busca de solução.

Referência: https://noticia1.com/noticia/542/confirmada-audiencia-publica-sobre-o-transporte-coletivo-em-joao-monlevade.html

*Professor Werton Santos – político, estudante, industriário e professor aposentado.