O Clube Recreativo do bairro Vila Tanque palco de tantas glorias e espaço de lazer dos moradores é fruto do abandono e descaso. Essa triste realidade daquele espaço de lazer de João Monlevade que marcou época e que, hoje, está completamente abandonado e ocioso.
Além da geração de esportistas, que marcaram a época de ouro do futebol monlevadense, os moradores “lembram-se dos times que disputavam campeonatos importantes no campo do Recreativo, recordam ainda da Taça de Futebol que era disputada no Estádio Louis Ensch. Infelizmente, tudo acabou,” lamentam.
Dr. Railton Franklin Silva, que já foi vice prefeito da cidade, foi convidado pelos moradores a visitar o clube na tarde da última quinta-feira (31/01) e constatou a triste situação de penúria e decadência do local, que foi palco da diversão de milhares de famílias monlevadenses e que hoje está tomado por mato e sujeira. O fato é lamentável, principalmente por se tratar de uma cidade com poucas opções e espaços de lazer e entretenimento.
Maria Santos comenta: “a que ponto nós chegamos, depois dizem que recordar o passado são para quem não vive o presente. No presente, o velho recreativo vive na memória de tempos felizes. Bailes, festas animadas e divertimento, de velhos amigos q marcaram épocas em nossas vidas no clube recreativo da vila tanque. Muito triste ver estas situação.” Alguns ainda se perguntaram: “O Clube Recreativo da Vila Tanque é Público?”
Diante tal estado de desolação, o Clube Recreativo que foi um famoso ponto de esporte e lazer das décadas de 1960, 1970 e 1980 e manteve um forte time de futebol de campo por muitos anos, que venceu importantes torneios em João Monlevade e região nessa época, agora pede socorro para renascer das cinzas.