Em plenária na Conferência Estadual de Cultura, realizada entre os dias 20 e 22, em Belo Horizonte, foram eleitas a ativista e produtora cultural, Sheila Malta (ACDLC ), representante da Sociedade Civil e a servidora pública Juliceia Tavares, representante do Poder Público.
As duas comemoraram e agradeceram muito a eleição, definida após extensa votação e debates, ao longo de três dias, no Palácio das Artes, na capital mineira. “Estou muito feliz e orgulhosa por representar as mulheres, os negros e os povos de terreiro, além de buscar mais inclusão e acesso. O que lutamos nas conferências municipal e estadual, agora vamos defender em Brasília, junto a outros delegados tão importantes”, afirma Juliceia.
Sheila Malta também comemorou a eleição. “É uma alegria levar o nome de João Monlevade para uma Conferência Nacional de Cultura e representar não só minha cidade, as Minas Gerais e as diretrizes aprovadas na Conferência Estadual” , disse Sheila Malta.
A Conferência Nacional de Cultura está marcada para acontecer entre os dias 4 e 8 de março de 2024. O tema é ‘Democracia e Direito à Cultura” e é dividia nos eixos: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura, Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social, Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória, Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Após definições das pautas municipais e estaduais sobre os temas acima, o evento nacional avaliará implantação das propostas do setor cultural de todo o país, deliberando metas e orientações para as políticas culturais do Brasil nos próximos anos.
Fonte: <https://www.anoticiaregional.com.br/noticia.php?id=22229/Monlevade-tem-duas-delegadas-eleitas-para-a-Confer%C3%AAncia-Nacional-de-Cultura> acesso em 29/11/2023