Fernando Collor é preso em Maceió após ordem do STF

Por Redação O Fato.News

Maceió, 25 de abril de 2025

O ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, foi preso na manhã desta sexta-feira (25) em sua residência, localizada em um bairro nobre de Maceió (AL)¹. A ordem de prisão foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o cumprimento imediato da pena de 8 anos e 10 meses de reclusão, em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro².

A decisão do STF decorre do julgamento concluído em 2023, quando a Corte considerou que Collor, então senador, teria recebido propinas no valor de R$ 20 milhões de contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. O processo fazia parte dos desdobramentos da Operação Lava Jato³.

Apesar de seus advogados terem solicitado o cumprimento da pena em domicílio, alegando idade avançada e problemas de saúde, a Primeira Turma do STF manteve a ordem para que Collor iniciasse o cumprimento em regime fechado. No entanto, por unanimidade, os ministros aceitaram que a execução da pena ocorresse em Maceió, e não em Brasília².

A prisão de Collor marca o retorno de um nome histórico à cena criminal-política do país. Primeiro presidente eleito por voto direto após a ditadura militar, Collor renunciou em 1992 diante de um processo de impeachment por corrupção. Em 2006, conseguiu se eleger senador por Alagoas, mantendo influência política até recentemente⁴.

A repercussão da prisão é intensa no meio político. Partidos progressistas apontam o episódio como uma resposta tardia, mas necessária, às práticas de corrupção enraizadas no poder. Já setores conservadores classificaram a medida como um “espetáculo jurídico-midiático”.

Fernando Collor é o segundo ex-presidente da República condenado e preso por corrupção no século XXI, ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, que também teve sua prisão decretada em decisões polêmicas da Lava Jato. Ambos os casos reacendem o debate sobre justiça, seletividade e moralidade na política brasileira⁵.


Referências

UOL. STF decide sobre execução da pena de Collor; ministro pede destaque. São Paulo, 25 abr. 2025. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/04/25/plenario-stf-prisao-fernando-collor.htm. Acesso em: 25 abr. 2025.

AGÊNCIA BRASIL. Ex-presidente Fernando Collor é preso na manhã desta sexta-feira. Brasília, 25 abr. 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2025-04/ex-presidente-fernando-collor-e-preso-na-manha-desta-sexta-feira. Acesso em: 25 abr. 2025.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. STF autoriza ex-presidente Fernando Collor a cumprir pena em Maceió (AL). Brasília, 25 abr. 2025. Disponível em: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-autoriza-ex-presidente-fernando-collor-a-cumprir-pena-em-maceio-al/. Acesso em: 25 abr. 2025.

BRASIL DE FATO. Entenda o processo no STF que levou à prisão de Fernando Collor. São Paulo, 25 abr. 2025. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/04/25/entenda-o-processo-no-stf-que-levou-a-prisao-de-fernando-collor. Acesso em: 25 abr. 2025.

WIKIPÉDIA. Fernando Collor de Mello. [S. l.], 2025. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Collor. Acesso em: 25 abr. 2025.