Eventos em cidades mineiras são considerados desproporcionais pelo Ministério Público

Leonardo e Calcinha Preta na cavalgada de Bela Vista de Minas
Leonardo e Calcinha Preta na cavalgada de Bela Vista de Minas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) propôs uma ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, contra o município de Lima Duarte, na Zona da Mata Mineira, para que sejam cancelados os shows considerados desproporcionais pelo Ministério Público.

Segundo o MP, os shows iriam custar mais de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos do Municipio, e diante dos valores, instaurou-se um inquérito civil público e, de acordo com o órgão, foi constatada “total desproporção entre tais gastos e as previsões orçamentárias para despesas essenciais do Município em todo o ano de 2024”.

Ainda de acordo com MP, os valores a serem gastos com as apresentações musicais corresponderiam a 42% das despesas no ano de 2024, até o dia 31 de maio, destinadas ao patrimônio artístico e cultural da cidade. Além disso, os valores também representam, entre outros pontos, 60% a mais em relação às mesmas despesas realizadas em 2023 para a realização do mesmo evento.

A nossa redação consultou no Portal da Transparência do Município de Bela Vista de Minas/MG para conferir sobre os shows que foram realizados na cidade durantes este ano de 20224 e encontrou informações que somente a Talisma Administradora de Shows e Editora Musical levou cerca de meio milhão de reais somente para o show do cantor Leonardo. Destaca-se que não foram encontrados os valores dos outros shows ocorridos durantes os eventos deste ano. Vamos recorrer a Câmara Municipal para obter mais informações sobre estas questões.   

 “Assim, ajuizou-se Ação Civil Publica buscando a suspensão dos contratos e a imposição ao Município de Lima Duarte de não gastar com shows musicais em sua exposição agropecuária, em ano eleitoral, valores que superam a média dos mesmos gastos nos anos de 2022 e 2023”, informou o MP em nota.

A reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura das outros cidades em que a Ação Civil Publica foi ajuizada, portanto o espaço está aberto para o posicionamento do município .

Leia mais em Estado de Minas <https://www.em.com.br/gerais/2024/07/6894785-mp-pede-cancelamento-de-shows-em-cidade-da-zona-da-mata.html>