Eleições 2024: um verdadeiro espectáculo circense

As eleições deveriam ser um momento importante para revisarmos os rumos da nossa sociedade, momento de reflexão e de apresentação de propostas aos eleitores, mas o que estamos vendo é um verdadeiro espetáculo circense.

Em João Monlevade o candidato a prefeito pelo PL, Luiz Carlos afirma que colocará no campo do bairro Estrela D´Alva “grama sintética e iluminação diurna e noturna” (veja o vídeo clicando aqui). O que o candidato não deixou claro é se em dias de sol essa “iluminação diurna” será gerada por energia eólica (vento), a energia hidráulica (da água) ou será com a própria energia solar. Ironicamente a proposta do candidato se refere à iluminação dos espaços da “terra plana” cobertas pela sombra da lua.

Já em Bela Vista de Minas a imagem acima diz tudo: vale tudo pelo voto, até o constrangimento de se passar pelo ridículo, mas como se não fosse o bastante a prefeita e atual candidata à reeleição, Samantha Ávila juntamente com sua vice, Rode fazem uso de veículo público em campanha eleitoral, violando assim o disposto no art. 73, I, da Lei 9.504/97, mas, na espécie, não há dúvida de que o suposto ilícito integra conjuntura mais ampla de uso abusivo da máquina administrativa em prol de candidatura.

O impressionante que no Brasil o povo é bem acolhedor, que tudo perdoa, sofrendo de amnésia. É preciso que haja uma reforma política, leis mais severas, fazer o povo acreditar no futuro melhor para o Brasil e querer ir às urnas exercer seu direito de voto e um voto mais consciente. Enquanto mantivermos esse modelo palhaços somos nós, que enganados por falsidades e propostas inexequíveis.